sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Série: Eletrônica para Nautimodelos (3)

Continuando a série de eletrônica para nautimodelos vou apresentar um circuito de speedcontrol. Este circuito não é digital, utiliza a técnica de PWM (Pulse Width Modulation) com o auxílio de um servo para controlar a velocidade de um motor.

Ao contrário dos Speedcontrols encontrados prontos nas lojas, que são feitos a partir de um microcontrolador, e circuitos digitais, este é bem simples.
O que é o PWM? A técnica de PWM consiste em gerar pulsos de tensão constante, no valor máximo necessário para o pleno funcionamento do motor (6V, 9V, 12V, ...) e variar o tempo de duração ou intervalo destes pulsos (Duty cycle). Com isso temos uma maior e efetiva trasferência de potência para o motor.




Como muitos amigos perguntam como podem controlar a velocidade de seus modelos de um modo mais barato que comprar um speedcontrol eletrônico digital (ESC), dou minha sugestão baseada em um circuito bastante simples e barato, apenas sendo necessário uma certa manha em eletrônica para monta-lo.


Consiste em um circuito baseado no CI 555 onde, utilizando um potenciometro, de preferência deslizante, podemos variar a velocidade de giro do motor através de um servo. Como este circuito é bastante simples e não usa a sinalização emitida pelo receptor, o motor somente irá girar em uma direção. Para que haja reversão é necessário inverter a polaridade do motor, os fios, para que a mesma acelereção seja em sentido contrário. Esta inversão fica para outro momento.






O componente que pode dar mais trabalho para achar é o potenciometro deslizante. Não é mais fabricado sendo necessário procurar em sucatas. Nada contra ao comum, porém é muito mais fácil trabalhar com o deslizante.


É recomendado utilizar dissipador de calor no MOSFET ou transistor de potência.


Abaixo segue um modelo simples de conexão do Potenciometro deslizante ao servo. Este modelo está em operação na Fragata Ifuryta do amigo Tadashi.




Quem quiser saber um pouco mais sobre PWM veja no link: http://www.eletronica.org/arq_apostilas/apostila_pwm.pdf

No próximo post, indico a melhor forma de fazer a reversão pelo mesmo servo.

Boa sorte a todos e qualquer dúvida é só escrever.
Abração

André Marzulo
Assoiação Carioca de Nautimodelismo Elétrico
andremarzulo@yahoo.com.br

sábado, 18 de outubro de 2008

Série: Eletrônica para Nautimodelos (2)

Como vários amigos tem perguntado sobre controladores de velocidade (speedControl), estou preparando um acelerador com custo ao alcance de todos, com Vante e Ré, Meio digital, meio análógico. Já está funcionando na Fragata Ifurytta do Tadashi (veja posts anteriores), e logo logo estará no seu barco.
Para os que conhecem um pouquinho de eletrônica e não tem condições de comprar um speedcontrol totalmente digital, será um grande passo para que seu modelo navegue com velocidade variável. Aguarde, próxima postagem Speedcontrol + disparador digital em um só equipamento.

Abraços
André Marzulo

63ª Regata da Escola Naval - 12/10/2008 - Rio de Janeiro

Todo Mês de Outubro, a Escola Naval provove sua tradicional regata, e neste dia também ocorrem outros eventos organizados pelos grêmios da EN.

O Grêmio de Nautimodelismo da EN promove o Encontro Nacional de Nautimodelismo, onde são expostos a visitação pública modelos de várias partes do Brasil. Este ano tivemos a presença dos modelistas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Modelos militares (Corveta, Torpedeiros, Fragatas, submarino, ...) e civis (Rebocadores, Veleiros, ...) fizeram a alegria do pessoal que foi visitar a exposição, e também puderam ver os modelos navegando.

Uma votação pública elegeu os modelos mais bonitos nas classes militar e civil.

Agradeçamos a Escola Naval, ao Grêmio de Nautimodelismo da EN, aos amigos modelistas de São Paulo, Rio de Janeiro e velejadores Radio Controlados por mais este belo dia de união e amizade.