segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Novo Point de Nautimodelismo no Rio de Janeiro

Amigos,

Nestas ultimas semanas, de dezembro, testamos um novo local aberto para a prática de nautimodelismo. Escolhemos o lago da Quinta da Boavista, um belo parque, com muitas árvores, estacionamento junto a lago, segurança da Guarda Municipal e PM além de acesso por ônibus, metrô e trem. Localizado no bairro de são cristóvão, é próximo ao centro do Rio de Janeiro, e também bem perto da CEFET, onde nos encontramos regularmente. Neste parque também está localizado o museu nacional, e residencia oficial dos Imperadores do Brasil.

Um espelho d´água de aproximadamente 3000M2, com alguns pedalinhos, que não incomodam, e alguns pássaros Mergulhões curiosos. Um lago de "água doce", turva, limpo, sem corrente, vento fraco e em rajadas esporádicas, execente para navegação e razoável para vela.

Arrisquei um RG65 e deu para brincar um pouco entre as calmarias que acontecem, e até arriscar uma corrida contra uma lancha (com bateria fraca é claro).

Um ótimo lugar para passar o tempo, brincar com os modelos e passear.
Segue abaixo algumas fotos do local.

Abraços,
André Marzulo
Assoc. de Nautimodelismo Guanabara

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Contribuições de Nautimodelistas

Amigos Nautimodelistas,

Este é um espaço democrático, onde todos os amigos nautimodelistas podem expor seus modelos e "aventuras", participações em encontros, etc ...

Nesta publicação estão expostos os modelos do amigo Carlos Heilborn de São Paulo. Segue abaixo a descrição, feita pelo próprio Carlos, de cada modelo.

  • O catamarã (todo em balsa) com mastreação Unarig (uma única vela e mastro giratório) foi construído em 2006, a partir de uma planta por mim modificada e publicada na revista inglesa Model Boats. A foto foi tirada durante o Encontro de Nautimodelismo na Escola Naval naquele ano, na piscina olímpica.
  • O veleiro da classe meio metro construído em fibra de vidro, a partir de uma planta francesa reduzida de um veleiro da classe internacional 1 metro, e que foi publicada na revista Modele Reduit de Bateaux. O barco está navegando na parte limpa do Rio Tietê à 35 km de Bauru (interior de São Paulo).
  • A barcaça à vela, também toda construída em balsa, é um projeto meu, a partir de algumas pesquisas na Internet. O barco também contava com um motor auxiliar para navegar no contravento, já que este tipo de casco não favorece bordejar nesta posição relativa do vento. A foto foi tirada este ano no Encontro de Nautimodelismo da Escola Naval, também na piscina olímpica. Atualmente este modelo não navega mais, tendo sideo retirado o equipamento de rádio e motor, e está como objeto de decoração na minha residência.






Carlos, Muito obrigado pela contribuição e fique a vontade para enviar mais. É um incentivo aos amigos que estão iniciando ou que querem contruir outro modelo.

Forte abraço,

André Marzulo