domingo, 31 de agosto de 2008

Série: Eletrônica para nautimodelos

Muitos amigos nos perguntam sobre a eletrônica dos nautimodelos: baterias, receptores, iluminação, motores, etc ...

As vezes uma simples explicação se transforma em uma aula de eletrônica básica, onde explicamos o funcionamento dos circuitos básicos e também dos auxiliares.

Um nautimodelo pode simplesmente possuir receptor, servo e motor, porém na vasta imaginação de um modelista, e aficcionado em eletrônica como eu, acabam aparecendo alguns apetrechos eletrônicos para dar um PLUS no "barquinho".

Reguladores de tensão, Fail safe, "chaves contatoras", sirene, pisca/Flash, sons de motores, iluminação, etc ... tudo o que a imaginação, espaço e equilíbrio permitir.

Em grandes embarcações normalmente utilizamos baterias de 12v para os motores, porém esta tensão é muito alta para energizar o receptor e os servos, que funcionam com tensões entre 4,8 e 6v (volts). Para que não seja necessário utilizar 2 baterias diferentes utilizo o artifício do regulador de tensão. Este circuito eletrônico recebe os 12v da bateria principal, reduz e estabiliza em 6v, permitindo que o receptor, os servos e demais circuitos auxiliares funcionem perfeitamente dentro da tensão de trabalho.

Utilizo o regulador de voltagem positiva 7806 da motorola, este componente consegue fornecer corrente constante de 0,6A (Ampere) com picos de 1A, o suficiente para energizar um receptor de 7 canais futaba, e um servo futaba padrão (S3004). Para dois ou mais servos utilizo um transistor de potência como booster, permitindo atingir correntes de até 15A (um absurdo em se falando de nautimodelismo - O P6345 em máxima aceleração consome 1,8Ah). O único risco de se utilizar este regulador é o chamado CUTOFF: A tensão mínima de funcionamento do componente. O 7806 para de funcionar quando em sua entrada (pino 1) a tensão fica abaixo de 6v, isto ocorre quando a bateria está muito fraca. O motor pode até funcionar mas para este tipo de regulador é trabalhar fora das especificações. Portanto, a bateria deve sempre estar carregada para evitar imprevistos.

São duas montágens bem parecidas, onde um nautimodelista sem muita perícia no ferro de solda

pode facilmente montar para seu nautimodelo, e a aplicação vai depender da necessidade.

A mais simples se utiliza apenas do componente e um filtro de transientes, traduzindo, um regulador e um capacitor que também pode ser descartado (na data deste post o custo da montagem era de R$1,5). A "mais trabalhosa" permite a regulágem da tensão entre 5,5v e a tensão de bateria, sendo a mais comum de 12v. Para este circuito é necessário tomar muito cuidado pois tensões acima de 6,5v poderão queimar o receptor. Tenha em mãos um voltímetro para regular este circuito antes de conecta-lo ao receptor.

Se quiser apenas um regulador de tensão fixo 6v com alta amperágem pode-se substituir o trimpot de regulagem por um fio direto ao negativo.

Segue abaixo o diagrama eletrônico e o layout da montágem deste regulador.



Qualquer dúvida ou comentário me escreva: andremarzulo@yahoo.com.br
Nos próximos posts outros cicuitos "mandraques" para nautimodelos (Flash de mastro / pisca, chave contatora, acionamentos por trimm, no-break para nautimodelo, ...).
Mãos a obra e bons mares.
André Marzulo

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Cenas "quase" reais

Um grande diferencial em nosso grupo é a busca da incorporação do diorama ao nautimodelismo, as manobras de guerra, e nosso amigo Felipe sabe como ninguém transformar um nautimodelo em paixão a primeira vista. Neste final de semana (09/08/2008) nos encontramos na CEFET (Maracanã - Rio de Janeiro) e tiramos algumas fotos que ficaram de arrepiar, por pouco não parecem fotos reais de manobras militares.





Estas fotos são de uma lacha alemã de transporte de tropas que recebeu modelos em escala 1/40 para parecer o mais real possível.





Os detalhes, o envelhecimento, a cena, o cotidiano da guerra estão retratados em cada objeto, em cada marca na embarcação.

Agora, vejam a perfeição do encontro entre o transporte de tropas e o Torpedeiro P6345. (maiores detalhes do P6345 veja no post anterior).

Se voce gostou, tem ou quer ter um nautimodelo, quer faze-lo parecer com um real ou não, quer navegar em um ambiente saudável e amistoso, venha fazer parte do nosso grupo, voce será muito bem vindo!!!